Arlyson Gomes Santos é jornalista, escritor, diretor de arte, diretor de cinema, pesquisador, crítico de arte e político brasileiro.

Natural de Bragança, Pará, iniciou sua trajetória educacional entre 2010 e 2020, cursando o ensino fundamental nas escolas Prof. Maria Albuquerque Lima e Dr. Mariano Antunes. Em 2021, concluiu o ensino médio na escola particular Breves Educacional. É formado em Assistente de Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e possui atuação na área de artes, além de exercer trabalhos no campo do jornalismo.

Arlyson iniciou sua carreira em 2016 como criador de conteúdo no YouTube, por meio do canal Arlyson Tutoriais, que em 2017 alcançou mais de 167 mil inscritos. Em 2018, passou a se dedicar ao jornalismo independente, com um blog pessoal e, posteriormente, com o site Jornal Tribuna. Também participou do programa Portal Mix, transmitido pela Rádio Comunitária Santa Terezinha FM.

Em 2022, lançou o livro A Antítese Brasileira. No mesmo período, ingressou na vida política, filiando-se ao partido Progressistas (PP) e, posteriormente, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Manifestou intenção de concorrer ao cargo de vereador no município de Viseu, embora sua candidatura não tenha sido oficializada.

Na área audiovisual, produziu em 2023 a minissérie O Limite do Universo: Além da Fronteira Infinita. No mesmo ano, foi eleito presidente do Clube Nacional de Artistas do Brasil, permanecendo até maio de 2024, quando a instituição encerrou suas atividades. Ainda em 2024, anunciou a produção do curta-metragem Que Comece o Domingo à Noite e do documentário A Eterna Tia Guida, projetos posteriormente cancelados. Também apresentou o programa TV CNAB: Cultura em Foco, que teve uma edição exibida.